Dicas e Ferramentas

O que um Freelancer Faz: 6 Cuidados Indispensáveis

3 Minutos

Quem trabalha como freelancer precisa manter sua rotina organizada mesmo que não esteja mais presente em ambientes corporativos. Então, como ninguém está imune a problemas e imprevistos, mas precisa entregar um job de qualidade, listamos aqui tudo o que um freelancer faz.

Ser autônomo é viver entre o “amo o que faço” e “alguém me ajuda, por favor” e nós sabemos bem! Por isso, continue lendo e aprenda a identificá-los para conquistar novas oportunidades.

O que um freelancer faz?

À primeira vista, parece uma ideia incrível ter liberdade profissional e ser seu próprio chefe, certo?

No entanto, é preciso assumir uma postura equilibrada para lidar com os desafios de cuidar sozinho de uma carreira inteira.

Por exemplo, administrar finanças, pagar contas, emitir notas fiscais, atender clientes pessoalmente, estabelecer e negociar prazos, entre outros deveres.

Isso porque quando se tem uma equipe, cada um é responsável por suas tarefas e as conhece melhor do que os outros. Ou seja, é normal se sentir perdido ou cometer deslizes.

Abaixo, conheça os cuidados mais comuns que um freelancer deve tomar.

Conheça alguns cuidados que um freelancer deve tomar

Como dissemos, todos estão sujeitos a contratempos, que podem até comprometer o sucesso do negócio. E como não é isso que desejamos, a seguir, listamos alguns cuidados que são indispensáveis para a sua carreira.

Manter uma rotina organizada e produtiva

A sensação de liberdade pode ser tanta que você sente que pode deixar aquele job para depois, a famosa “procrastinação”. Por isso, manter uma rotina organizada é fundamental para entregar tudo dentro do prazo combinado, evitando desesperos.

Por isso, saiba administrar seu tempo. Se for preciso, adote uma agenda, de papel ou virtual, para planejar seus dias e suas demandas.

Na internet, existem diversas opções digitais, inclusive vinculadas à sua conta de e-mail. Você pode configurar alarmes, lembretes, listas e cronômetros para organizar sua rotina.

Ter um ambiente profissional fixo

Nem todo mundo mora sozinho ou tem um escritório em casa, o que complica a tarefa de encontrar um lugar para trabalhar. E nós sabemos disso! 

Por isso, tente escolher um cômodo onde você sabe que não haverá distrações e acostume-se a ele. Afinal, é ali que você entregará seus projetos com qualidade e, pelo menos no começo, estabelecerá sua marca no mercado.

Contam com um planejamento financeiro

Segundo o ditado, “dinheiro na mão é vendaval” e, se você não sabe organizar suas contas, pode ter problemas. Aliás, esse é outro dos erros mais cometidos.

Assim, o que acha de anotar seus débitos e créditos? É isso o que um freelancer faz para não se perder. Esse hábito vai te ajudar a ser mais organizado e a começar ou continuar uma poupança.

Você também encontra planilhas online, mas se não for adepto pode usar cadernos e anotar à mão.

Aceita ajuda ou conversa com outros profissionais

Todos conhecem alguém que acha que sabe fazer tudo sozinho, mas que pode se prejudicar, e muito, em várias etapas. Por exemplo, emitir uma nota fiscal, saber quanto cobrar por uma demanda, elaborar um contrato etc.

Por isso, não hesite em pedir ajuda ou em conversar com outros freelancers da sua área. Isso porque você pode aprender várias coisas novas, como técnicas e ferramentas, planejamentos e investimentos, que podem te ajudar a crescer profissionalmente.

Revisa suas demandas

O que um freelancer faz para entregar um job impecável? Revisa duas demandas!

Às vezes, a pressa pode ser tamanha que o projeto não passa por revisão de conteúdo ou de texto antes de ser entregue. Definitivamente, esse é um dos erros que freelancers devem evitar.

Isso mostrará ao cliente que você não se importa com a qualidade do que se propôs a fazer. Certamente, manchará sua reputação e diminuirá o número de indicações para outros fregueses.

Antes de concluir o job, peça para alguém conferir o material à procura de erros e para certificar sua qualidade.

Sabe se valorizar

Não é sempre que você estará confiante sobre seu trabalho. Por exemplo, pode se comparar, encontrar defeitos ou achar que não é bom o suficiente no que faz.

Isso é normal, contanto que não foque nisso e se lembre de quanto se dedicou para alcançar seus objetivos. Afinal, ninguém conhece sua capacidade e qualidade como você!

Freela UP: a melhor plataforma para freelancers

A Freela UP surgiu para ajudar profissionais autônomos a decolarem em suas carreiras. Isso inclui alertá-los sobre o que um freelancer faz para conquistar mais sucesso e reconhecimento.

Para isso, estamos sempre atentos às novidades e tendências do mercado, às maiores dificuldades e expectativas de ser independente profissionalmente.

Então, continue acompanhando nossos conteúdos por blog ou redes sociais. E aproveite para compartilhar com alguém que pode se interessar!

4 posts

Sobre o autor
Pós-graduanda em Marketing Digital Estratégico e Redatora Publicitária Freelancer para a Agência Site Bem Feito.
Artigos
Posts Relacionados
Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Minutos
Freelancers em home office já entendem que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio.
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Minutos
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Minutos
Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *