Dicas e Ferramentas

CNPJ para Freelancer: Descubra se Vale ou Não a Pena para Você

2 Minutos

Ao se tornar um profissional independente, a primeira coisa que você precisa entender é que você é sua própria marca a partir deste momento. Então, formalizar seu trabalho pode ser um passo importante nesta jornada. Mas ainda está em dúvida sobre o CNPJ para freelancer valer a pena para você ou não?

Continue lendo este artigo que a Freela UP preparou para você e saiba tudo sobre o assunto!

CNPJ para freelancer: por que considerar formalizar seu trabalho?

Apesar de esta ser uma das principais maneiras de padronizar seu trabalho, você não precisa ter pressa. Pelo menos no começo, é provável que você tenha poucos clientes e/ou escolha apenas projetos pontuais. Neste caso, jobs freelancers são uma renda complementar. Se não, abrir um MEI só vai gerar um gasto extra e desnecessário.

Agora, se você quiser oferecer seus trabalhos para empresas maiores ou se a demanda aumentar muito, o CNPJ será necessário.

Além de você conseguir expandir seu mercado de atuação, ter esse registro vai passar mais transparência e segurança aos seus clientes.

Principais vantagens do CNPJ para freelancer

Agora que você começou a entender se precisa de um CNPJ para freelancer, conheça as vantagens que ele pode te proporcionar.

Emissão de nota fiscal

Por acaso, você já abriu mão de algum job bacana por não emitir nota fiscal? Embora situações como essa sejam comuns quando o cliente é uma empresa, com pessoas físicas pode não ser diferente.

Assim, para evitar a perda de serviços, é fundamental começar a emitir NF. Por exemplo, sendo MEI, você evita uma série de burocracias, tem um CNPJ e regularidade fiscal. Depois, é só realizar um cadastro na Secretaria de Fazenda (SEFAZ) para receber a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF).

Quando a documentação estiver pronta, vá até uma gráfica com as informações necessárias e adquira seu talão.

Conquiste mais credibilidade

Outro benefício bastante atrativo do CNPJ para freelancer é poder conquistar mais credibilidade no mercado. Isso porque você será uma pessoa jurídica regularizada e que emite Nota Fiscal, destacando-se da concorrência.

Isso acaba dando mais visibilidade para você e o seu trabalho, atraindo mais clientes. Ou seja, é o começo de uma carreira estável e segura.

E agora, como fazer um cadastro MEI?

Como dissemos acima, emitir nota fiscal por conta própria pode ser bastante burocrático. Então, abrir um MEI é a melhor forma de tornar esse processo mais simples e seguro.

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor e clicar em “Quero me formalizar”. Informe seu CPF, a data do seu nascimento e preencha suas informações pessoais.

Em seguida, escolha a ocupação que corresponda à sua área de atuação na opção principal, por exemplo, designer gráfico. O cadastro também permite incluir outra atividade que você exerça como freelancer.

Para concluir, coloque seu endereço residencial e/ou comercial e envie todos os documentos solicitados. Lembre-se de verificar com a Prefeitura da sua cidade se você pode desempenhar sua atividade no endereço fornecido.

Assim que todas as etapas anteriores forem aprovadas, você se torna um MEI e, logo, passa a deter um CNPJ. No entanto, não se esqueça de realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) em dia para manter a sua regularidade.

Dica de ouro da Freela UP

Caso ainda tenha dúvidas de como abrir um cadastro MEI ou emitir notas fiscais por conta própria, peça ajuda a um contador ou outros profissionais da área. Você vai ver que, além de simples, o processo vale a pena.

Enfim, o CNPJ para freelancer vai te tornar um profissional diferenciado no mercado, podendo até te auxiliar a construir uma carreira sólida e mais estável.

4 posts

Sobre o autor
Analista de marketing e criadora de conteúdo. Graduação em ciências sociais - UNICAMP. Graduação em marketing - Anhembi Morumbi. Especialista em criar soluções digitais para negócios locais, B2B e B2C.
Artigos
Posts Relacionados
Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Minutos
Freelancers em home office já entendem que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio.
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Minutos
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Minutos
Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *