Sites e redes sociais continuam ganhando visibilidade e importância principalmente devido ao visual, certo? Então, um designer freelancer talvez seja do que sua marca precisa para alavancá-la e conquistar mais resultados.
Inclusive, muitas empresas enfrentam aumento expressivo de demandas todos os dias, o que requer a busca por novos funcionários.
Separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a escolher um colaborador que faça a diferença no seu negócio.
O que são os freelancers e por que contratá-los?
São profissionais que prestam serviços ao contratante dentro da sua área de especialização, como redator, social media, designer etc.
Este termo lhes dá liberdade de construir carreira solo e escolher sua forma de trabalhar, como horários e locais. No entanto, precisarão respeitar condições estabelecidas em contrato, se for o caso.
Normalmente, são cadastrados como autônomos, têm ME ou MEI e podem emitir nota fiscal. Assim, não seguem o regime CLT e não têm exclusividade nem vínculos empregatícios, a menos que sejam registrados e remunerados.
Além disso, enquanto vivemos o futuro do trabalho, novas formas de contratação e atuação já estão valendo. Isso porque até a transformação digital e o home office já permitem terceirizar projetos, ultrapassando barreiras e entregando ainda mais qualidade.
Enfim, não há preocupação com contratações e toda a capacidade do colaborador estará à disposição, desde o planejamento à entrega.
Como encontrar o melhor profissional para você?
Agora que sabe por que é interessante considerar os autônomos, precisa achar o melhor designer freelancer para seu negócio.
Antes de começar, é essencial que ele conheça bem sua marca: identidade, cores, tipografia, logo, layout, padrões, tamanhos. Assim, poderá seguir a já existente ou recriar uma que continue alinhada a seus propósitos.
Em certas plataformas e sites especializados em conectar trabalhadores e clientes, você pode anunciar seu job e esperar retornos. Por exemplo, 99Designs, Fiverr e DesignCrowd.
Aliás, aposte no Google e no LinkedIn para buscar anúncios, currículos e portfólios. Não se esqueça de usar as palavras-chave certas, como o tipo de colaborador de que precisa.
5 dicas para contratar um designer freelancer
Para fazer uma escolha bem-sucedida, você precisa seguir certas premissas. Dessa forma, vai entender se o funcionário tem o perfil e a capacidade para atender sua demanda.
Comece definindo um perfil
Essa dica é essencial para avaliar habilidades e experiências do profissional.
Então, tenha certeza sobre sua demanda. Saiba o que esperar, prazos, especificações, se haverá contratos, entre outros. São esses detalhes que vão te ajudar a filtrar os perfis que encontrar até encontrar o certo.
Avaliação de portfólio
Um dos documentos mais importantes que vai te ajudar a conhecer as artes do futuro contratado. Geralmente, os designers freelancers usam o Behance ou têm sites próprios.
Converse muito
Antes de fazer a escolha definitiva, fale bastante com eles. Tire dúvidas, pergunte, responda, explique, peça referências mesmo que seja indicação. Pode ser por telefone ou videochamada.
Afinal, vocês precisam interagir mais do que por e-mails para se alinharem quanto às necessidades de ambos.
Não faça uma proposta antes de ter esclarecido o máximo possível sobre o projeto, ok?
Assinar ou não um contrato
Alguns designers freelancers não costumam assinar contratos de trabalho, mas eles servem para dar mais segurança aos dois lados.
Se possível, evitem usar modelos prontos da internet. Isso porque há exigências e demandas específicas, exigindo cláusulas individuais para essa relação.
Caso tenha dúvidas, consulte colegas ou até um advogado.
Gestão do projeto
Depois do contrato assinado, os envolvidos entregarão suas devidas partes.
Por isso, é essencial administrar os jobs para ter certeza de que tudo está caminhando como deveria e identificar problemas o quanto antes.
Freela UP: as melhores dicas para contratar um freelancer
Quando o assunto é carreira freelancer, a Freela UP é especialista.
Nosso objetivo é sempre trazer conteúdos relevantes para ajudar profissionais que desejam mudar de carreira. Além disso, também damos suporte a gestores que querem novos parceiros para trabalhos temporários.
Para mais dicas como essas, continue acompanhando nosso blog. Não se esqueça de compartilhar com os colegas!